Ensaios Clínicos

Um ensaio clínico é um tipo de investigação clínica, que envolve doentes voluntários e serve para testar a eficácia de novos tratamentos. Antes de entrar num ensaio clínico com doentes, o novo tratamento é inicialmente estudado no laboratório e depois testado em animais. Se o novo tratamento tiver bons resultados nos estudos iniciais, os médicos vão depois testar o tratamento em pessoas – em ensaios clínicos muito controlados.

O seu médico poderá perguntar-lhe se gostaria de participar num ensaio clínico. É importante que saiba que um ensaio clínico é um estudo de investigação realizado com os seguintes objetivos:

  • Testar novos tratamentos;
  • Analisar novas combinações de medicamentos existentes, ou alterações na forma como são administrados, para torná-los mais eficazes ou reduzir os efeitos secundários;
  • Comparar a eficácia dos medicamentos utilizados para controlar os sintomas;
  • Descobrir como funcionam os tratamentos contra o cancro.

Os ensaios clínicos ajudam a melhorar o conhecimento sobre o cancro e a desenvolver novos tratamentos, e a participação pode trazer muitos benefícios. Ao participar num ensaio clínico será cuidadosamente monitorizado durante e após o estudo, e o novo tratamento poderá oferecer benefícios em relação às terapêuticas existentes. No entanto, é importante ter em mente que alguns dos novos tratamentos podem também não ser tão eficazes quanto os tratamentos existentes, ou podem ter efeitos secundários que superam os benefícios.

Vários novos medicamentos para o tratamento do cancro da próstata estão agora em ensaios clínicos. Tem o direito de aceitar ou recusar a participação num ensaio clínico sem quaisquer consequências para a qualidade do seu tratamento. Se o seu médico não lhe perguntar sobre a participação num ensaio clínico e quiser saber mais sobre esta opção, pode perguntar ao seu médico se existe um ensaio para o seu tipo de cancro nas proximidades.

Cada ensaio clínico tem critérios específicos de inclusão/exclusão obrigatórios (por exemplo, idade, sexo, tipo de cancro, fase da doença, etc.), que determinam quem pode ou não participar. Caso tenha ouvido falar em algum ensaio clínico para o seu tipo de cancro, fale com o seu médico. Assim, o seu médico pode-lhe explicar em pormenor quais são os ensaios clínicos a decorrer e se pode participar em algum. Antes de entrar num ensaio clínico terá de ser devidamente informado dos potenciais benefícios e riscos associados, e dar o seu consentimento para participação.

Em qualquer momento do ensaio clínico, poderá optar por interromper a sua participação no mesmo.