Cancro da Próstata Metastático
Quais são as opções de tratamento para o Cancro da Próstata Metastático?
Os principais objetivos do tratamento do cancro da próstata metastático são prolongar a sobrevivência, prevenir ou aliviar os sintomas e melhorar/manter a qualidade de vida. Também na fase de metastização do cancro da próstata, este pode responder à terapêutica de privação androgénica (hormonossensível) ou ser resistente à mesma (resistente à castração).
O cancro da próstata metastático é tratável, mas não curável.
Quais são as opções de tratamento para o Cancro da Próstata Metastático Hormonossensível?
Terapêutica hormonal
A terapêutica de privação androgénica é o tratamento inicial. Pode ser administrada isoladamente mas geralmente é combinada com inibidores da via dos recetores de androgénio. Nos casos de doença com maior carga tumoral, a terapêutica de privação androgénica pode ser administrada em combinação tripla, com quimioterapia e um inibidor dos recetores de androgénio .
Na doença de elevada carga tumoral podem fazer uma intensificação do tratamento com combinação tripla. A combinação da quimioterapia com a terapêutica hormonal vai atuar sobre um grupo mais abrangente de células, as que são dependentes da testosterona, e as que não são (que podem estar expressas em maior quantidade neste tipo de doença).
O padrão de tratamento nesta fase da doença evoluiu no sentido de intensificar a terapêutica além da Terapêutica de Privação Androgénica.
Quais são as opções de tratamento para o Cancro da Próstata Metastático Resistente à Castração?
Ao progredir para o estadio de metastização resistente à castração, para além do estado do homem com cancro da próstata e agressividade da doença, as decisões terapêuticas vão também depender dos tratamentos que o homem com cancro da próstata já tenha feito no passado.
Terapêutica hormonal
Se o tumor progredir apesar do tratamento com a terapêutica de privação androgénica, então pode-se acrescentar um inibidor da via dos recetores de androgénio que não tenha ainda sido utilizado no seu tratamento.
Quimioterapia
A quimioterapia destrói as células cancerígenas e pode ser utilizada para tratar o cancro da próstata nesta fase da doença. Existem dois fármacos citotóxicos que podem ser utilizados. Ambos devem ser administrados juntamente com a terapêutica de privação androgénica em homens com condições de tolerar a quimioterapia.
Terapêutica direcionada
As terapêuticas direcionadas bloqueiam processos biológicos específicos e essenciais ao crescimento das células cancerígenas. Os inibidores da PARP são medicamentos que bloqueiam a ação de uma enzima envolvida na reparação do DNA e que são utilizados no tratamento de alguns homens que não respondem à terapêutica hormonal e que têm mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2.
Terapêutica com radiofármacos
A terapêutica com radiofármacos combina uma substância radioativa e um agente direcionado a marcadores específicos, expressos nas células tumorais. Esta abordagem permite a administração direcionada de radiação ao tumor, ao mesmo tempo que limita os efeitos colaterais nos tecidos saudáveis circundantes.
Saúde óssea no cancro da próstata
Os protetores ósseos são medicamentos frequentemente utilizados para preservar a saúde óssea e reduzir o risco de fraturas por fragilidade. Também podem ser utilizados para prevenir complicações ósseas na doença metastática, já que a metastização óssea é a mais frequente associada ao cancro da próstata.
A radioterapia paliativa é utilizada para tratamento da dor causada pelas metástases ósseas.