Cancro da Próstata Recorrente

Quais são as opções de tratamento para o Cancro da Próstata que volta a aparecer depois do tratamento?

Apesar do tratamento com intenção curativa no momento do diagnóstico, existe a possibilidade do tumor reaparecer e, por isso, os níveis de PSA devem ser monitorizados frequentemente. Quando o PSA volta a aumentar após o tratamento do cancro da próstata, isto é conhecido como recorrência bioquímica. Isto significa que algumas células cancerígenas sobreviveram e continuam a produzir PSA. Neste caso, o médico pedirá análises adicionais e recomendará o melhor tratamento conforme as características da doença.

• A recorrência após prostatectomia radical pode ser tratada com radioterapia na área da próstata. Também pode ser administrada terapêutica de privação androgénica durante 6 a 36 meses.

• A recorrência após radioterapia pode ser tratada com terapias locais, como prostatectomia radical, ultrassonografia focal de alta intensidade, crioterapia ou braquiterapia. A terapêutica de privação androgénica não é, por norma, administrada imediatamente; os homens com cancro da próstata  podem ser vigiados e a terapêutica de privação androgénica iniciada quando os sintomas ou metástases aparecem, ou se os níveis de PSA estiverem a aumentar muito rapidamente.

O cancro da próstata recorrente pode ser tratado com radioterapia, cirurgia e/ou terapêutica hormonal.